sábado, março 21, 2009

Balada de Santa Maria Egipcíaca



Santa Maria Egipcíaca seguia
Em peregrinação à terra do Senhor.

Caía o crepúsculo, e era como um triste sorriso de mártir…

Santa Maria Egipcíaca chegou
À beira de um grande rio.
Era tão longe a outra margem!
E estava junto à ribanceira,
Num barco,
Um homem de olhar duro.

Santa Maria Egipcíaca rogou:
- Leva-me à outra parte do rio.
Não tenho dinheiro. O Senhor te abençoe.

O homem duro fitou-a sem dó.

Caía o crepúsculo, e era como um triste sorriso de mártir…

- Não tenho dinheiro. O Senhor te abençoe.
Leve-me à outra parte.

O homem duro escarneceu: - Não tens dinheiro,
Mulher, mas tens teu corpo. Dá-me o teu corpo, e vou levar-te.
E fez um gesto. E a santa sorriu,
Na graça divina, ao gesto que ele fez.

Santa Maria Egipcíaca despiu
O manto, e entregou ao barqueiro
A santidade da sua nudez.

Manuel Bandeira, in"Antologia", pág.73,Relógio D'Água

Imagem retirada do Google

2 comentários:

Fatyly disse...

Gostei do poema mas como é esquisito o nome da santa loll

Beijocas e um bom dia

Paula Raposo disse...

Um belo poema...gostei, não conhecia. Obrigada. Beijinhos.