terça-feira, abril 10, 2007

Interrogação



Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar,
Se alguma dor me fere, em busca de um abrigo;
E apesar disso, crê! nunca pensei num lar
Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.

Por ti nunca chorei nenhum ideal desfeito.
E nunca te escrevi nenhuns versos românticos.
Nem depois de acordar te procurei no leito
Como a esposa sensual do Cântico dos Cânticos.

Se é amar-te não sei. Não sei se te idealizo
A tua cor sadia, o teu sorriso terno...
Mas sinto-me sorrir de ver esse sorriso
Que me penetra bem, como este sol de Inverno.

Passo contigo a tarde e sempre sem receio
Da luz crepuscular, que enerva, que provoca.
Eu não demoro o olhar na curva do teu seio
Nem me lembrei jamais de te beijar na boca.

Eu não sei se é amor. Será talvez começo...
Eu não sei que mudança a minha alma pressente...
Amor não sei se o é, mas sei que te estremeço,
Que adoecia talvez de te saber doente.

Camilo Pessanha

Foto:Katarzyna Widmańska

6 comentários:

perplexo disse...

Boa semana!

Special K disse...

Claro que é amor, lindo este poema. beijinhos.

PintoRibeiro disse...

Bom dia e bjinho, que estou de mau humor.

Fatyly disse...

Fizeste-me voltar aos bancos da escola e recordar este magnífico poeta num dos seus poemas mais belos!





PS: mas ao mesmo tempo gargalhei, porque li na forma que fazia na aula do prof surdo. O poema era recitado em voz bem alta mas o acrescente era em voz mais baixa, o célebre "de cú p'ra cima e de cú p'ra baixo".
Eu e um colega eramos chefes de turma, a quem cabia mil uma tarefas e era mais que conhecida na escola por ser a única turma "mista". Este prof gostava muito de mim e dizia sempre: a Fatyly consegue contagiar alegremente e captar a atenção da turma com a leitura dos poemas. Pois, era afoita e danada p'ra brincadeira, porque descoberta seria motivo para falta de disciplinar e suspensão de uma semana:):):)

No meu currículo consta:
- expulsão de um colégio (porque mandei à m...a prof da 3ª classe)
3 faltas disciplinares:
- História (porque enchi de pimenta o livro de ponto dos prof.
- Cálculo Comercial porque,como chefe de turma, neguei-me a pôr na rua um colega que adormeceu na aula.
- Português porque eu e mais 4 colegas encontramos os quimicos do exame e passamos a todos. Resultado notas bem duvidosas, eu tive um 16, mas de facto era boa aluna. Descobertos por um "bufo" da turma, os cinco levamos a dose disciplinar acrescido de um chumbo e lá andamos um ano só com português:):):):)
Desculpa Wind por ter divagado pelas estradas de outros tempos e bem mais dificeis!

Beijocas

wind disse...

Gargalhadas Fatyly, deliro com as tuas histórias:)
beijocas

hfm disse...

Saberemos alguma vez?