domingo, janeiro 21, 2007

A maior solidão é a do ser que não ama



A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,
o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,
o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre.

Vinícius de Moraes

Foto:Gianni candido

6 comentários:

Fatyly disse...

Vinícius sempre com uma mão cheia de razões/reflexões, embora por vezes e sem nunca deixar de amar o ser humano tem necessidade de se ausentar de tudo.

Parabéns pelos posts porque só hoje consegui abrir o teu blogue apesar de não visualizar as fotos, mas foi muito bom ler tudo e juro-te que não chamei os bombeiros:):):):):)

Um resto de bom domingo!
Beijocas

wind disse...

Claro Fatyly, quantas vezes eu me "ausento":)
beijos

Maria Carvalho disse...

Como tem razão Vinicius!!

Anónimo disse...

Ah meu amor não vás embora
Vê a lua como chora
Vê que triste esta canção
Não eu te peço não te ausentes
Pois a dor que agora sentes
Só se esquece no perdão
Ah minha amada me perdoa
Pois embora ainda te doa
A tristeza que causei
Eu te suplico não destruas
Tantas coisas que são tuas
Por um mal que já paguei
Ah meu amado se soubesse
A tristeza que há nas preces
Que a chorar te faço eu
Se tu soubesses num momento
Todo o arrependimento
Como tudo entristeceu
in) vinicius de moraes

Anónimo disse...

Lindo, quase que me vi neste poema. Espero que tenhas gostado do site da Sara, é uma velha amiga minha.

Anónimo disse...

Simplesmente magnífico. Passem pelos meus sonhos, pelo fogo que me arde no peito, pelo meu diário.
http://fogodomeupeito.blogspot.com/