sábado, dezembro 23, 2006

Poetas Escolhidos VIII – Auto-Retrato



Errância

A minha vida é preenchida devagar,
Por gestos rotineiros,
Sem importância,
E, sobretudo, com a errância
Do olhar.

Manuel Filipe, in "Poemas de Manuel Filipe", pág.118, Edição Manuel Filipe

O Sobretudo

Sobretudo o silêncio com gola de astracã
O sorriso entrelela o sonho assertoado
Sobretudo o peludo que se põe de manhã
E à noite é escovado.
Sobretudo o chumaço da cultura nos ombros
E a fazenda inglesa de meia estação.
Sobretudo o cuidado que ao despi-lo pomos
Em estarmos vestidos como os outros são.

José Carlos Ary dos Santos, in "Obra poética", pág.157, Edições Avante

Dia

Mergulho no dia como em mar ou seda
Dia passado comigo e com a casa
Perpassa pelo ar um gesto de asa
Apesar de tanta dor e tanta perda.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome das Coisas", pág.50, Edições Caminho

Retrato

Mostro-me em glória
Vestindo-me de luzes e encantos
E por dentro amordaço-me.
Sou assim brilho e luz,
Sombra e escuridão.

Encandescente, in "Palavras Mutantes", pág.60, Edições Polvo

PS:Mais uma ousadia, juntei versos de cada poeta e saiu-me isto:

A minha vida é preenchida devagar
Sobretudo o chumaço da cultura nos ombros
Vestindo-me de luzes e encantos
Mergulho no dia como em mar ou seda.

Sombra e escuridão.
Perpassa pelo ar um gesto de asa
O sorriso entrelela o sonho assertoado
Do olhar.

Sem importância,
Mostro-me em glória
Apesar de tanta dor e tanta perda.
Dia passado comigo e com a casa
Por gestos rotineiros,
Sou assim brilho e luz.

Foto:Eolo Perfido

11 comentários:

MariaTuché disse...

E muito bem escolhidos.

Wind e Jacky, tudo o que vos desejo é um Natal cheio de alegria e muita paz.

Um beijo enorme

Anónimo disse...

FELIZ NATAL
Ho Ho Ho.. !!!!!!!!!!!!

............{_}
......... /......\............
........ /........\...........
....... /_____\..........
.... {`______`}\....
....././..o....o..\\.......
...(....(__O__)...)\.......
...{.........u....`-?}\....
... {..................}......
.... /{..............}\..........
... /....?............?...\...
.. /_/......`?`.....\\_\...
..{__}##[ ]##{__}.......
..(_/\\\|\\_/\_).......
.......|___|___|\........
...........|--|--|\.......
........(__)`(__)\\.........

Elipse disse...

Brilho e luz para os dias que aí vêm, estes e os restantes, todos. E que consigas sempre superar as coisas más.
Beijinho da
Anabela

mfc disse...

Os gestos rotineiros são a nossa autenticidade!

BlueShell disse...

Soberbo!

Um Santo e Feliz Natal:
BShell

Uxka disse...

Wind e Jacky, um Natal doce e de coração quente para vocês.
Beijo e abraço apertado.

Su disse...

gostei..tenho gostados destes escolhidos....a dedo....

jocas maradas e natalicias

Anónimo disse...

Wind,

............♥
...........***
..........*****
.........*Feliz*
........*********
......************
.....******Natal****
....****************
...******************
..********************
..........****
..........****
..........****

È Natal ...

Um Tempo de paz, de juntar os que mais amamos em nossa volta, deliciar-nos de uma mesa farta, de dar e receber carinho em forma de presentes embrulhados em papel de sonho, ou apenas em abraços feitos da alegria do reencontro ...!

Um Feliz e Santo Natal são ...
Os votos da Matilde e Cª!

Anónimo disse...

Muito bonita esta selecção de poemas e bem conseguido o teu poema final!

Agradeço e retribuo os teus votos de Feliz Natal

António disse...

Querida Isabel!
Como é impossível ler tudo o que postas (até porque a poesia, tendo muito menos letras que a prosa é de leitura muito mais complicada), vou lendo isto e aquilo.
Nesta rubrica "Poetas escolhidos" parece-me que seleccionas sempre nacos dos mesmos autores: Manuel Filipe, Ary dos Santos, Sophia e da bloguista Encandescente.
Parece-me uma ideia feliz.
Obrigado pelo teu comentário ao meu pequeno conto "Uma noite de Natal".

Beijinhos

wind disse...

É António tenho escolhido sempre os mesmos poetas, porque me dá gozo ver como de formas tão diferentes, consigo conjugar os seus poemas.
Além de para mim estes 4 poetas serem do melhor que há, é um desafio para mim "jogar" com os temas comuns de cada um:)
E nunca tenho nada preparado, faço mesmo antes de editar;)
Beijos