terça-feira, dezembro 19, 2006

Poetas Escolhidos VI – Amor



In Sofrimento
(8)

Nada que é tudo meu amor se o mudo
Novelo das palavras desatar
Um fio de água agudo
Ainda por cantar.

Tudo que é nada meu amor
Se a língua nos inchar.
Antraz de solidão invicta íngua
Nos sovacos do mar.

José Carlos Ary dos Santos, in "Obra Poética", pág.208, Edições Avante

Banalidades

Deito a cabeça no teu peito
Enrolada nos teus braços
E desfio com os dedos na tua pele
As banalidades que fizeram o meu dia
E tudo se torna importante
Porque nada é banal
Quando dito na tua pele
Desfiado no teu peito
Enrolada nos teus braços.

Encandescente, in "Encandescente", pág.28, Edições Polvo

Passagem

O êxtase do ar e a palavra do vento
Povoaram de ti meu pensamento.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "Mar Novo", pág.58, Edições Caminho

O Sorriso

Sorrio, se ponho em ti o meu olhar,
Há pequenas luas no teu riso,
E essa pálida luz, que vem do ar,
É um silêncio, cintilante de brancura,
Que sendo às vezes sonhador, ou indeciso,
Será mais do que um sorriso, porventura.

Manuel Filipe, in "Poemas de Manuel Filipe", pág.342, Edições Manuel Filipe

Foto:José Marafona

PS:A Fatyly deixou esta maravilha nos comentários, tirando um verso de cada poeta:

Deito a cabeça no teu peito
Um fio de água agudo
Há pequenas luas no teu riso
Povoaram de ti meu pensamento!

4 comentários:

Amita disse...

Sempre o teu bom gosto na escolha e partilha dos poemas e por isso te agradeço e deixo num abraço os votos de que estas Festas te tragam muito amor, Paz e um doce sorriso ao teu rosto.
Um bjinho grande, Wind, e tudo de bom para ti

Fatyly disse...

Li e reli e tirando uma frase de cada poeta

Deito a cabeça no teu peito
Um fio de água agudo
Há pequenas luas no teu riso
Povoaram de ti meu pnsamento!
.................
qual deles o melhor numa sequência genial!
Parabéns pelo teu olhar poético!
Beijos

Gi disse...

Uma escolha belíssima de palavras e uma imagem a condizer.
Bom dia :O)

Fatyly disse...

Wind obrigado pelo destaque!
Beijos