segunda-feira, dezembro 11, 2006

Poetas Escolhidos-Acordar na Vida



Breve encontro

Este é o amor das palavras demoradas
Moradas habitadas
Nelas mora
Em memória e demora
O nosso breve encontro com a vida.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O nome das coisas", pág.37, Edições Caminho

O Deus da dança

Um deus da dança ergueu-se, num volteio,
Um fruto ao sol,
Entre gritos de alegria;
A luz na face,
Sem nuvens de permeio,
Desce do céu, renovando as cores do dia.

O turbilhão corre solto, na campina,
Um frémito sacode a haste das espigas…

No ar doirado, onde tudo se ilumina,
Voam fragmentos de flores,
De cantigas…

Manuel Filipe, in "Poemas de Manuel Filipe", pág.146, Edição de Manuel Filipe

Acordar

Quando o sol se levantou ainda eu dormia.
Um raio de sol ficou preso na persiana
E picou-me os olhos até eu acordar
Só por volta das dez me levantei e abri a janela
E soltos, raio e sol subiram alto no céu.
Se eu não acordasse às dez da manhã
As coisas do mundo não tomariam o seu lugar.

Encandescente, in "Palavras Mutantes", pág.33, Edições Polvo

In Sofrimento
2.


Uma palavra dorme em seu casulo
De saliva lavrada
Está viva porém muda
E anulada.

Uma palavra hiberna em seu conteúdo
Seu buraco de som seu palácio de letras:
Bela Adormecida à espera de que tudo
Volte a acordar nos poetas.

José Carlos Ary dos Santos, in "Obra poética", pág.202, Edições Avante

Foto:Maury Perseval

4 comentários:

mfc disse...

Não escolho nenhum... delicio-me com todos!

Maria Carvalho disse...

Tudo lindo!!

Fatyly disse...

Uma sequência fantástica e ao som de Abrunhosa está demais. A força é tremenda e Abram a janela...
ADOREI!
Beijos

Su disse...

fiquei siderada pelas escolhas...todas......adorei

jocas maradas menina